O fumegar das churrasqueiras e a trilha sonora de música tradicionalista vão se tornando onipresentes no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho para anunciar o início do Acampamento Farroupilha 2019. A chegada da Chama Crioula, às 18h de sábado (7), marca a abertura oficial da temporada gaudéria na Capital.
A organização espera que 1 milhão de pessoas visitem o local até o dia 22. O cronograma previa que piquetes estivessem prontos até o último domingo, mas na quinta-feira (5) se realizavam serviços em áreas do parque. O Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) do acampamento foi aprovado no fim da tarde. No entanto, alguns piquetes inspecionados foram orientados pelos bombeiros a fazerem ajustes para passarem por nova verificação, que deve ocorrer ao longo desta sexta-feira (6). Galpões que não cumprirem as normas indicadas poderão ser interditados.
Neste ano, pela primeira vez, o acampamento terá a Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos. Chancelada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a mostra tem como objetivo mostrar ao público, de maneira didática, como são feitos os julgamentos da raça, a partir das 10h30min de amanhã. Haverá ainda provas de paleteada e campereada no final de semana.
Serviço
- Período oficial do evento: 7 a 22 de setembro
- Entrada: gratuita
- Estacionamento: Há 2,5 mil vagas disponíveis (veja os locais no mapa abaixo). Os valores serão de R$ 25 para carros e R$ 10 para motos, segundo a prefeitura.