Parte dos participantes do Acampamento Farroupilha 2019 aproveitaram o sábado (17) de sol e calor em Porto Alegre para tocar as obras no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Nessa etapa, estão sendo erguidos apenas galpões da área comercial e de apoiadores e patrocinadores. A partir do dia 22 de agosto, a montagem dos demais piquetes deve começar, segundo a programação oficial.
No início da tarde, sons de marteladas e de cortes provocados por serras se destacavam no local em meio aos trabalhadores, que tentavam diminuir a sensação térmica durante a construção dos imóveis. O tradicional cheiro de churrasco também marcava o cenário do local, que vai ganhando forma aos poucos.
Marcando presença no acampamento há cerca de oito anos, o piquete da Facas e Espetos Gaudério era um dos que estava sendo montado. O aposentado Ademir da Silva, 62 anos, divide a estadia com o irmão, responsável pela confecção dos produtos, durante todo o evento. Silva diz que participar dos festejos é um "vício".
— Entrar aqui no parque me renova 10 anos de vida. Isso aqui é um vício. A gente faz das tripas coração para vir.
O aposentado diz que o clima entre os participantes do acampamento é um dos pontos altos do local. Ele e o irmão ficarão no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho durante todo o período dos festejos.
— É um clima muito bom. A gente conhece muita gente. Se dá com todo mundo. É tipo uma família mesmo.
Silva trouxe o filho e o genro para ajudar na construção. Neste fim de semana, a cobertura e o assoalho devem ser finalizados. Em seguida, Silva toca apenas pequenos detalhes, finalizando o piquete até quarta-feira (20).
O sapateiro Abilio Lissaraça, do piquete da Relíquia Botas, também aproveitou o sábado de sol para acompanhar a estrutura da loja tomando forma. Presente no acampamento há 15 anos, o empresário comemora a boa relação com os vizinhos no parque.
- A minha expectativa para o evento é muito boa. Eu invisto nesse evento. Digamos assim, isso aqui é minha lavoura, minha roça, que eu colho uma vez por ano.
Evento começa no dia 7 de setembro
A programação oficial do evento vai de 7 a 22 de setembro. Neste ano, o Acampamento Farroupilha deve contar com cerca de 340 piquetes, segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O tema desta edição é Vida e Obra de Paixão Côrtes, que morreu em 2018 aos 91 anos.
O prefeito Nelson Marchezan assinou portaria nomeando a Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas 2019, que conta com a presença de membros dos Executivos municipal e estadual e demais entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O tradicionalista Giovani Tubino foi escolhido patrono do Acampamento Farroupilha 2019. Tubino já ocupou o cargo de coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria Municipal da Cultura, sendo o responsável pela organização de cinco edições do evento.