O Hospital Santa Ana foi responsável por liberar mais de 2,5 mil leitos na saúde pública de Porto Alegre no período de um ano. Isso porque a instituição recebeu, desde agosto do ano passado, 2.618 pacientes transferidos de outros hospitais da Capital.
Os números foram divulgados, de forma exclusiva a GaúchaZH, pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em comemoração ao primeiro ano de operação do Santa Ana, nesta quinta-feira (15).
Localizado ao lado do Hospital Espírita, no bairro Teresópolis, na Zona Sul, o Santa Ana é administrado pela Associação Educadora São Carlos (Aesc), mantenedora do Hospital Mãe de Deus, e foi criado em parceria com a prefeitura de Porto Alegre com o objetivo de ser o “hospital dos hospitais”.
O título faz referência ao objetivo da instituição, que é servir de retaguarda aos estabelecimentos de alta complexidade — como Santa Casa, Clínicas, São Lucas e Conceição. São 205 leitos exclusivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cujo acesso se dá apenas por encaminhamento por ambulância mediado pela SMS.
— A principal dificuldade era o tempo de permanência prolongada de alguns pacientes nesses hospitais, impedindo o acesso de outros que lotavam as emergências até a liberação de leitos — explica a coordenadora de Assistência Hospitalar da SMS, Tatiana Breyer.
Desde o início da operação, o Santa Ana contabiliza 1.663 internações em enfermaria, 162 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 793 em psiquiatria.
— Com esta transição do cuidado, possibilitamos a entrada de pacientes que têm necessidade de investigação e tratamento nos hospitais de maior complexidade e que ainda não têm diagnóstico — ressalta.
Além disso, o hospital oferece leitos dedicados aos cuidados de fim de vida, com manejo de equipe treinada em cuidados paliativos e conforto para situações de terminalidade.
Até o final de 2019, entra em funcionamento o ambulatório para reabilitação auditiva e intelectual e, a partir da implantação do sistema de regulação Gercon Exames, passarão a ser oferecidos serviços de imagem — ecografia, raio X e tomografia — para pacientes da instituição.