Os mais de 1,5 mil pares de calçados arrecadados na campanha Desafio do Tênis foram entregues no final da tarde de ontem a escolinhas de futebol e projetos sociais de Porto Alegre, em cerimônia no Ginásio Tesourinha. Os itens foram captados pela prefeitura e são destinados a crianças e adolescentes de baixa renda para a prática de esportes.
Entre os tênis doados – a maioria usados, mas em boas condições – há calçados próprios para atletismo, chuteiras de futebol e futsal e alguns modelos de passeio. Também foi entregue a cada escolinha um kit com camisetas, bonés, meias e abrigos arrecadados na Campanha do Agasalho.
A iniciativa foi liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDSE), entre 11 de março e 13 de abril, e mobilizou mais de 30 pontos de coleta espalhados pela cidade.
– Vai ajudar bastante as crianças que necessitam, principalmente para jogar o futebol deles. Pelo menos não ficam na rua, né? – disse o vigilante Anderson Santana, que lidera um trabalho com cerca de 30 meninos e meninas na vila Lupicínio Rodrigues, ao lado do Tesourinha.
Alunos de Anderson, Erick Ferraz, 6 anos, foi uma crianças que foram pessoalmente ao evento receber o novo calçado. A mãe dele também participou:
– Acho importante para mostrar para meu filho que ele tem futuro e que a cidade onde ele vive tem interesse em investir nas crianças – afirmou a mãe do menino, Alessandra Borges.
Os tênis foram repassados às crianças quase quatro meses depois do encerramento oficial da campanha. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Nádia Gerhard, a ideia da prefeitura era entregar os materiais em evento ao ar livre, no Parque Marinha do Brasil.
– No fim, acabou atrasando, veio chuva, e não foi possível, mas nossos atletas precisam no início, na metade ou no fim do ano – declarou Nádia, enfatizando que outros itens arrecadados na Campanha do Agasalho serão repassados aos clubes, de acordo com a necessidade das crianças atendidas.
O prefeito Nelson Marchezan esteve no evento e enfatizou que a arrecadação “não é realização apenas da prefeitura, mas da sociedade”.
Crianças beneficiadas pelas doações integram dois programas municipais: o Em Cada Tempo Uma Escolinha, que tem a participação de 40 entidades, e o Social Esporte Clube, que cria vagas em clubes da Capital para jovens de baixa renda. A campanha marcou a retomada de doações ao Banco de Tênis, criado pela prefeitura em 2005, desativado em 2016 e reativado em 2019.