Uma ação da Polícia Civil e da CEEE identificou furto de energia elétrica em um restaurante no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira (8). Segundo a corporação, aproximadamente metade da carga usada pelo estabelecimento — que receberá multa — era desviada e não passava pelo medidor da companhia.
O nome do restaurante não foi divulgado. GaúchaZH apurou que se trata do Marcellu's Rodízio de Filés, na Avenida Protásio Alves.
Segundo o delegado Luciano Peringer, o proprietário do estabelecimento foi detido por furto de energia elétrica. O crime, que tem pena de um a quatro anos de prisão, é passível de fiança.
De acordo com o policial, mais de 30 estabelecimentos já foram autuados somente em 2019 em Porto Alegre por furto de energia elétrica:
— É bastante comum, especialmente em restaurantes e mercados. Onde há grande consumo devido a aparelhos de ar-condicionado e geladeiras ou freezer, percebemos esse tipo de fraude.
O restaurante, segundo a CEEE, tem pelo menos cinco aparelhos de ar-condicionado, balcões quente e frio, quatro refrigeradores, coifas, mais de cem lâmpadas, espremedores de frutas, chopeira, cafeteiras, câmara fria e TVs.
GaúchaZH entrou em contato com o restaurante em busca de um contraponto. Na ausência do gerente, a atendente afirmou ter sido orientada a dizer que o problema foi resolvido e que não há mais nada a comentar sobre o assunto.