Lançado em abril, o edital para terceirização da administração dos pronto-atendimentos Bom Jesus e Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre, recebeu os envelopes com as propostas na segunda-feira (3). Ao todo, sete entidades manifestaram interesse em assumir as unidades de saúde.
A intenção da prefeitura é transformar os locais em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ampliando a diversidade de procedimentos oferecidos à população.
As sete propostas foram entregues pela Associação Mahatma Gandhi, Instituto Nacional de Ciências da Saúde (INCS), Grupo Solução em Gestão, Instituto de Apoio à Gestão (IAG), Instituto de Desenvolvimento Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS), Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e Associação Hospitalar Vila Nova. O resultado preliminar deve ser anunciado na próxima semana.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a mudança na gestão irá permitir a habilitação junto ao Ministério da Saúde para transformar os locais em UPAs.
— A seleção é baseada em critérios técnicos e financeiros. A avaliação dos serviços prestados pela organização da sociedade civil selecionada e seu respectivo pagamento são analisados levando em consideração o cumprimento de indicadores de resultados, quantitativos e qualitativos — observa o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer.