Um termo de cooperação mútua firmado na manhã desta sexta-feira (30) possibilitará um intercâmbio entre startups israelenses e porto-alegrenses para desenvolver soluções em tecnologia relacionadas à saúde, segurança pública, sustentabilidade, mobilidade e smart cities. O documento foi assinado pelo prefeito Nelson Marchezan e pelo cônsul-geral de Israel, Dori Goren, no Consulado Geral de Israel, em São Paulo. Esse é o primeiro acordo de inovação firmado por Israel com um município brasileiro.
Marchezan ressalta que Porto Alegre apresenta um ambiente propício à inovação com mobilização de instituições de ensino, governo, iniciativa privada e sociedade civil em torno do Pacto Alegre.
— Esta parceria se dá em um contexto de benefício mútuo, no qual é possível testar as melhores soluções em inovação, com um verdadeiro intercâmbio de tecnologia — afirma o prefeito.
A parceria com a Autoridade de Inovação de Israel – agência de promoção das capacidades tecnológicas, de inovação e de internacionalização de empresas e startups israelenses – prevê o intercâmbio entre empresas israelenses e brasileiras. Para atrair empreendedores, a prefeitura de Porto Alegre lançará um edital em Israel. Os custos para instalação das startups e implementação dos projetos serão divididos entre a Autoridade de Inovação de Israel, empresas e Município. Assim que o edital for lançado, deverá ser assinado um acordo ainda mais amplo.
O cônsul Goren diz que a Declaração de Cooperação é o primeiro passo.
— Estamos avançando na cooperação do desenvolvimento tecnológico. Temos empresas de Israel em Porto Alegre e no Estado, e acredito que, no futuro, teremos mais. A comunidade judaica na Capital é muito forte e atuante — observa.
Presente no ato de assinatura, Dennis Szyller, CEO da empresa Matific (startup de educação que ensina matemática e aprimora resultados através de jogos), garante que a empresa se instalará fisicamente em Porto Alegre. A Matific já está presente na Rede Marista e Escola Província.
— É uma grande oportunidade. Tenho certeza de que esse acordo abrirá a possibilidade de cooperação com ganho para todos — diz.
A aproximação entre a prefeitura e Israel se intensificou durante uma viagem executiva do prefeito ao Oriente Médio, em fevereiro de 2018, quando foi discutida a possibilidade da associação entre o município e a agência. O acordo tem como base o Memorando de Entendimento assinado em 2007 entre o governo brasileiro e o governo do Estado de Israel, que estabelece a Cooperação Bilateral em Pesquisa e Desenvolvimento Industrial no Setor Privado. Israel tem um dos maiores polos de inovação do mundo, competindo com Estados Unidos e China.