A duplicação da Avenida Tronco, uma das obras previstas para a Copa do Mundo de 2014, vai causar mudanças no trânsito da região a partir das 9h desta terça-feira (2). Haverá desvio de uma linha de ônibus. A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) estima que um dos trechos seja liberado em julho de 2021.
Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), ocorrerá bloqueio total da pista da Tronco no trecho entre a Rua Padre Nóbrega e a Passagem H e do cruzamento com a Rua Dona Malvina. As alternativas para os motoristas serão as seguintes:
Entre a Rua Padre Nóbrega e a Passagem H
- Remanejo do trânsito para a nova pista já construída, que passará a ter duplo sentido de circulação
Cruzamento da Rua Dona Malvina
- Sentido Orfanotrófio / Morro Santa Tereza: Rua Orfanotrófio, Rua Dona Otília, Rua Dormênio, Rua Dona Malvina
- Sentido Morro Santa Tereza / Orfanotrófio: Rua Dona Malvina, Rua Dormênio, Rua Dona Otília, Rua Orfanotrófio
A linha C-80 deixará de circular pela Rua Malvina, seguindo pela rua Dona Otília.
A prefeitura informa que agentes de fiscalização de trânsito e transporte, além de técnicos de planejamento da EPTC, irão monitorar as mudanças e realizar possíveis ajustes na circulação da área caso for necessário.
A obra da Copa mais demorada
A duplicação de 5,5 quilômetros da Avenida Tronco é considerada uma das mais complexas obras previstas para a Copa de 2014 em Porto Alegre. Desde que começou, em março de 2012, 1,3 mil famílias já mudaram de endereço. Ainda faltam 195 para essa parte do processo ser concluída.
A duplicação também motivou 16 aditivos de prazo e de alteração de serviço. A obra está 37% finalizada, e a expectativa da prefeitura é que os trabalhos sejam concluídos até julho de 2022. Antes da Copa do Catar, portanto. Isso nos trechos que vão da Rua Gabriel Fialho à Avenida Icaraí.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), os bloqueios na Tronco são necessários para garantir a segurança de quem circula no entorno. Serão executados serviços de escavação, pavimentação, drenagem pluvial, esgoto cloacal, rede de água e rede de iluminação. Conforme a pasta, os trechos 3 e 4 da obra têm previsão de conclusão em julho de 2021, enquanto os trechos 1 e 2, julho de 2022.