Emergências superlotadas e demora para consultas. Essa é uma realidade nos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no país. Pois o novo diretor-superintendente do Grupo Hospitalar Conceição pretende minimizar esse quadro nas unidades que fazem parte do guarda-chuva GHC, que inclui quatro hospitais, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 14 unidades de atendimento primário e três Centros de Atenção Psicossocial. Há duas décadas como servidor da instituição, o neurocirurgião André Cecchini disse em entrevista ao Gaúcha Atualidade que pretende trabalhar com metas.
— Podemos aumentar o número de atendimentos, diminuindo o tempo de espera para consultas relacionadas a doenças crônicas — projeta o médico.
Atualmente, segundo Cecchini, o GHC realiza cerca de 55 mil internações por ano e 33 mil cirurgias. Outro desafio do novo superintendente será com os gastos do GHC. O grupo hospitalar tem um orçamento de R$ 1,5 bilhão por ano, 9,8 mil servidores, além de uma série de fornecedores e prestadores de serviço. Entre as medidas em estudo para serem adotadas, está a importação direta de equipamentos hospitalares.
— Vamos tentar negociar com o mercado preços menores, através de licitações internacionais, por exemplo. Alguns equipamentos são comprados fora, mas quando se põe impostos, empresas que cobram por esse serviço, por exemplo, chegam com preços mais elevados. Qual a maneira? O próprio hospital poderá comprar fora, do estrangeiro. Nós faríamos as importações — adianta Cecchini.
O neurocirurgião também admite que o complexo hospitalar precisa se renovar e "desenvolver novas tecnologias e avançar na quantidade e qualidade de atendimento".
— Nosso desafio é fazer mais e melhor com o mesmo dinheiro — destaca.
A melhora na qualidade de órteses e próteses é um dos exemplos citados.
— Hoje a gente faz cirurgias de coluna, por exemplo, e usa um tipo de material. Qual o objetivo nesse sentido? Oferecer materiais mais avançados tecnologicamente, que são materiais que duram mais e permitem cirurgias menos danosas aos pacientes — conclui o superintendente.
André Cecchini vai acumular o cargo de diretor-superintendente com o de neurocirurgião.
Estrutura do Grupo Hospitalar Conceição
Hospitais:
- Hospital Conceição
- Hospital da Criança Conceição
- Hospital Cristo Redentor
- Hospital Fêmina
UPA:
- Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar
Unidades de atenção primária:
- Unidade Conceição
- Unidade Floresta
- Unidade Divina Providência
- Unidade Sesc
- Unidade Barão de Bagé
- Unidade Parque dos Maias
- Unidade Jardim Leopoldina
- Unidade Jardim Itu
- Unidade Santíssima Trindade
- Unidade Nossa Senhora Aparecida
- Unidade Coinma
- Unidade Costa e Silva
- Unidades de Saúde Mental
- Unidade Consultório de Rua
Centros de Atenção Psicossocial (Caps):
- Caps I - Infantil
- Caps II - Adulto
- Caps AD III - Álcool e Drogas