A defensora pública Aline Lovatto, moradora do bairro Bela Vista, na Zona Norte de Porto Alegre, registrou o momento em que um poste pegou fogo perto de sua residência, na esquina entre as ruas Engenheiro Teixeira Soares e Casemiro de Abreu, nesta segunda-feira (11). A estrutura incendiada fica a poucos metros do quarto do síndico do imóvel, Fabiano Mielniczuk.
De acordo com Mielniczuk, o fogo começou por volta das 19h30min e deixou boa parte do bairro às escuras. Até as 19h30min desta terça (12), o prédio permanecia sem energia, devido ao problema na mufla – peça que transmite energia ao transformador – do poste vizinho, que fica em frente ao edifício.
- Os técnicos da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) vieram hoje pela manhã e religaram o fusível do poste que pegou fogo. No outro eles não mexeram, alegando que a peça com problema faz parte do transformador, que pertence ao prédio – afirma o síndico.
Conforme Mielniczuk, a falta de luz é recorrente na região. Desde dezembro, ele registrou cinco interrupções no fornecimento de energia, sempre por conta do desarme de um fusível do poste que fica em frente ao prédio.
- Nos últimos dois meses, com qualquer vento ou calor mais forte, o fusível desarma. A CEEE resolve o problema apenas provisoriamente – reclama, ressaltando que os postes da região conduzem cabos de redes de média e alta tensão.
O síndico diz que contratou uma empresa privada para reativar a energia provisoriamente, mas deve entrar com uma ação coletiva no Ministério Público (MP) para cobrar explicações da CEEE.
- Falam que a mufla faz parte do sistema do transformador, mesmo estando no poste. Provavelmente a sobrecarga de rede tenha prejudicado a peça – supõe.
Por meia da assessoria de imprensa, a CEEE confirmou que uma equipe esteve no local pela manhã. De acordo com os técnicos, o problema seria em um cabo subterrâneo que liga o poste ao transformador e que, por isso, é de responsabilidade do prédio.