A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) solicitou que os quatro ônibus mostrados por GaúchaZH sexta-feira passassem por vistoria – os de prefixo 0526, 0560, 0562 e 0585. Na quinta, a reportagem circulou em veículos que estão rodando há 13 anos – um acima do limite possível para ônibus não articulados.
No final da tarde, por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa afirmou que três veículos foram retirados de circulação e retornam após a realização dos reparos necessários. O quarto seria vistoriado ainda nesta sexta-feira (8).
Procurada, a Carris afirmou que deslocou os ônibus até a sede da EPTC e garantiu que "obedece ao cronograma definido pelo órgão gestor para realização periódica das vistorias em toda sua frota". Ao todo, a empresa possui 83 ônibus em sua frota com a "validade" vencida.
GaúchaZH acompanha a história desde o final de janeiro. Em reportagem publicada há duas semanas, a Carris reconheceu os problemas com a frota "fora da validade". Segundo a companhia, estão sendo realizando estudos de viabilidade técnica para renovação da frota e substituição dos ônibus adquiridos em 2006. Também estão sendo realizadas reuniões entre a EPTC e a Carris para tratar do assunto da idade da frota.
A Carris informou que desde setembro de 2018 tem feito um plano de manutenção preventiva dos ônibus da frota. O processo utiliza como parâmetro as vistorias periódicas da EPTC. Com a implantação desse processo, as aprovações nas vistorias do órgão gestor subiram para 95%, segundo a companhia. E os carros não aprovados passam pelo processo de manutenção e são reapresentados à EPTC.
Adaptação
Quem também reconheceu o problema na Carris foi a EPTC. Em nota, a empresa pública informou que até o fim de fevereiro será publicado um decreto estabelecendo um cronograma para as empresas fazerem a troca dos veículos que estão com o tempo de circulação acima do permitido por lei. Para os ônibus comuns, a idade máxima é de 12 anos. Os carros articulados e com energias renováveis poderão circular por até 15 anos.
A EPTC ressaltou ainda que todos os ônibus da cidade passam por vistorias periódicas na sede da empresa. Além disso, a Gerência de Fiscalização de Transporte realiza diariamente a fiscalização nos terminais de ônibus de Porto Alegre. E, semanalmente, com efeito surpresa, são feitas ações nas garagens das empresas de ônibus.