O atendimento do Detran nas três agências do Tudo Fácil, em Porto Alegre, foi retomado nesta quarta-feira (13). Os funcionários terceirizados que reclamavam da falta de pagamento dos salários afirmam que receberam os valores atrasados nesta terça (12). Porém, segundo eles, o vale-transporte e o vale-alimentação ainda não foram depositados. Por isso, parte dos trabalhadores segue parada.
Mesmo com menos funcionários, o Detran-RS garante que o número de trabalhadores disponíveis é suficiente para retomar o funcionamento normal dos serviços nos três postos (zona norte, sul e Centro). Na tarde desta quarta, não há registro de filas para o atendimento.
Na última segunda-feira (11), os serviços do Detran nas agências do Tudo Fácil chegaram a ser totalmente interrompidos por conta da paralisação dos funcionários terceirizados. Na terça, os atendimentos foram retomados parcialmente nos postos das zonas norte e sul da Capital.
Entenda o impasse
O impasse envolve o Detran-RS e a empresa terceirizada FP Gestão Comercial, responsável pelo atendimento nos postos. Segundo o Detran, os repasses mensais são contratualizados e estão em dia, com exceção do mês de janeiro. Esse mês ficou em aberto porque a empresa deixou de apresentar documentação prevista em contrato, afirma o órgão. Como na segunda-feira não houve atendimento, o Detran, para tentar resolver o problema, fez o pagamento extraordinário de R$ 81,9 mil na terça — o valor total previsto para janeiro é de R$ 158,1 mil, mas só será quitado quando a empresa apresentar a documentação exigida.
A FP Gestão Comercial relata que os funcionários estavam com os salários atrasados devido a demora no repasse do Detran e de outros setores do Estado com os quais a empresa tem contrato. Os salários foram depositados nesta terça, segundo a empresa. A terceirizada ainda informou que a documentação deve ser regularizada ainda nesta semana.
Quem não conseguir atendimento nos postos do Tudo Fácil pode fazer envio de documentação por meio dos Correios. A data de postagem do objeto será considerada como a data de protocolo, segundo o Detran.