O atendimento do Detran segue restrito nos postos do Tudo Fácil em Porto Alegre. Depois de uma segunda-feira sem atendimento ao público devido a paralisação de funcionários, a situação foi parcialmente normalizada nesta terça-feira (12).
Os postos das zonas norte e sul da Capital estão com serviços do Detran, mas com um número menor de funcionários do que o normal, o que pode fazer com que o atendimento fique mais lento. No Centro, o atendimento segue interrompido, e a previsão é de que seja normalizado ao longo do dia.
O impasse envolve o Detran-RS e a empresa terceirizada FP Gestão Comercial, responsável pelo atendimento nos postos. Segundo o Detran, os repasses mensais são contratualizados e estão em dia, com exceção do mês de janeiro. Este mês ficou em aberto porque a empresa deixou de apresentar uma documentação prevista em contrato, afirma o órgão. Como na segunda-feira não houve atendimento, o Detran tomou uma medida para tentar resolver o problema: fez um pagamento extraordinário no valor de R$ 81,9 mil nesta terça-feira — o valor total previsto para janeiro é R$ 158,1 mil, mas só será quitado quando a empresa apresentar a documentação necessária.
A FP Gestão Comercial relata que os funcionários estavam com os salários atrasados devido a atraso de repasses do Detran e de outros setores do Estado com os quais a empresa tem contrato. Os salários foram depositados nesta terça-feira, segundo a empresa. A terceirizada ainda informou que a documentação deve ser regularizada ainda nesta semana.
Quem não conseguir atendimento nos postos do Tudo Fácil pode fazer envio de documentação por meio dos Correios. A data de postagem do objeto será considerada como a data de protocolo, segundo o Detran.