Aplausos e lágrimas marcaram a saída da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes do santuário que leva seu nome, na zona norte da Capital. A procissão até o Centro Histórico no final da tarde de ontem deu início à 144ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Porto Alegre. A imagem permanecerá na Igreja do Rosário para que os devotos prestem suas homenagens até o feriado de 2 de fevereiro, quando ocorre o ponto alto da programação.
Atrás de um caminhão de som, a imagem foi carregada pelas avenidas Sertório, Presidente Franklin Roosevelt, Farrapos, Rua da Conceição, Voluntários da Pátria até a Vigário José Inácio. Não sem antes passar pelo tapete de hortênsias feito pelo analista de laboratório Gerson Vargas Galdino, 48 anos, no bairro Navegantes. Morador de Porto Alegre, Gerson foi com parentes até Santa Maria do Herval buscar as flores pela manhã — apenas para colhê-las, levaram cerca de cinco horas. É uma tradição da família há mais de 70 anos, iniciada pela avó, que faleceu aos 94 anos:
— No final, por causa da saúde, ela não conseguia mais fazer o tapete. A gente colocava ela em uma cadeira de praia aqui ao lado para assistir.
A devoção por Nossa Senhora também foi herdada pelo agenciador de carga João de Souza, 54 anos. Ele conta que participa da procissão desde a barriga da mãe:
— É uma coisa que já veio da vó, veio da mãe.
A esposa, Ilza da Rosa, 43 anos, diarista, carregava uma pequena estatueta de Nossa Senhora dos Navegantes envolvida em uma corrente com a imagem da mãe de Jesus Cristo — que dará à patroa, que faz aniversário no 2 de fevereiro — e fitas que comprou no evento para proteger os filhos.
Já dona Maria Ivone Utzig, 59 anos, é devota desde que o filho — hoje com 35 anos — era bebê. Relata que a família estava com dificuldades para diagnosticar uma doença da criança. Viu imagens de Nossa Senhora na TV, se ajoelhou na sala de casa e pediu ajuda. Foi atendida: o filho foi tratado e não ficou com sequelas.
— Ela é tudo, eu tenho muita gratidão — diz Maria, que hoje trabalha como coordenadora dos funcionários da Irmandade Nossa Senhora dos Navegantes.
PROGRAMAÇÃO
Pela primeira vez, os fiéis poderão visitar a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes no Largo Glênio Peres, no Centro, no dia 23, das 8h às 18h. No dia 27, a novidade será por conta do evento de promoção humana "No Colo da Mãe", com atividades gratuitas, como corte de cabelo e aferição da pressão arterial, aconselhamento com psicólogos e padres no Santuário de Navegantes.
Na próxima terça (22), às 20h, haverá terço no Santuário de Navegantes, e de quinta-feira (24) ao dia 1º, às 20h, acontece novena no Santuário dos Navegantes.
COMO CONTRIBUIR
Sem recursos públicos ou patrocínio, a Irmandade de Navegantes está buscando auxílio numa vaquinha virtual, a fim de angariar os R$ 200 mil necessários para cobrir custos com palcos, tendas, banheiros químicos, segurança, entre outros. As doações ocorrem neste link.