O novo point dos moradores da Alvorada deve ser inaugurado em março. A Lagoa do Cocão, que está passando por reformas desde o ano passado, deve abrir as portas ao público daqui dois meses. A reportagem foi ao local em dezembro, quando a prefeitura explicou que a ideia era inaugurar o local ainda no verão.
Leia mais
Lagoa do Cocão, em Alvorada, passa por revitalização
Buraco na entrada do Umbu segue incomodando, em Alvorada
Aumento no IPTU de Alvorada assusta moradores
— Estamos com mais de 90% da obra concluída — garante Ângela Amaral, secretária do Meio Ambiente de Alvorada.
Nos 10% que ainda restam para os trabalhos serem finalizados, incluem-se a construção das quadras poliesportivas, o paisagismo, com o plantio de 56 árvores e a iluminação aérea. Além disso, o deque de 240 metros quadrados, que está pronto, precisa ser pintado, assim como o trapiche e os muros.
— Já foi feito o revestimento dos banheiros, concluído o plantio de grama e instalados os brinquedos no playground. Ainda vamos colocar um brinquedo para crianças com necessidades especiais — explica a secretária.
Multiuso
Além do lago, principal ponto de contemplação do espaço — e onde está instalado o deque de 420 metros quadrados —, a área terá banheiros, pracinha, pista de caminhada, bancos, campo de futebol sete, quadra poliesportiva e mesas para jogos de damas e xadrez. Um café também funcionará na área interna. Não será cobrada entrada no parque, porém os portões devem ser fechados durante a noite, por questões de segurança.
A prefeitura de Alvorada não precisou desembolsar nenhum centavo para fazer a obra. Como a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) instalou uma estação de tratamento de esgoto na cidade, era preciso, como contrapartida, financiar algum projeto ambiental. O escolhido foi a revitalização da Lagoa do Cocão, conhecido ponto de lazer em Alvorada e que há anos sofria com o descarte irregular de lixo e poluição.