Os homens e máquinas trabalhando a todo vapor têm chamado a atenção de quem passa pela Lagoa do Cocão, na Avenida Frederico Dihl, em Alvorada. Localizada no bairro Intersul, a área está passando por uma revitalização que promete entregar à população um novo ponto de lazer. Atualmente, 75% da obra está pronta. A prefeitura não tem uma data fechada para a inauguração, mas a intenção é de que ocorra ainda neste verão.
Parte da reforma incluiu o cercamento do parque. Assim, quem passa pelo lado de fora está ansioso para poder frequentar o local. A autônoma Lucela Tatiane Rocha, 38 anos, não vê a hora de poder levar os filhos Davi, 10 anos, e Mateus, três anos, até a lagoa:
– Está ficando muito lindo, não vejo a hora de inaugurar.
Além do lago, principal ponto de contemplação do espaço – e onde será instalado um deque 420m² –, a área terá banheiros, pracinha, pista de caminhada, bancos, campo de futebol sete, quadra poliesportiva e mesas para jogos de damas e xadrez. Um café também funcionará na área interna. Não será cobrada entrada no parque, porém os portões devem ser fechados durante a noite, por questões de segurança.
Trabalhando de frente para a lagoa há oito anos, o padeiro Gilmar Giongo, 60 anos, acredita que a revitalização também vai trazer mais segurança para a região.
– Infelizmente, como era um local meio abandonado, sem cercamento, virou ponto de descarte de lixo, consumo de drogas e até de crimes. Essa reforma só vem pra ajudar – elogia Gilmar.
A prefeitura está procurando empresas para adotar o parque. Quem aceitar essa função, ficará responsável pela limpeza e abertura e fechamento dos portões. O dinheiro que será arrecadado com o aluguel do espaço onde ficará o café servirá para custear a manutenção da área.
Valorização
Moradores da Rua Álvaro Furtado, uma das que permeia a lagoa, também estão felizes com a valorização que o bairro terá assim que o espaço for aberto ao público. O distribuidor Rogério Barcelos, 56 anos, chama atenção ainda para a reforma do entorno.
– Fizeram também a calçada ao redor da lagoa, do lado de fora da cerca, está ficando muito bonito, valorizando a região. Espero que com o aumento que vai ter no movimento, a prefeitura invista também na pavimentação aqui da rua – aponta Rogério.
A artesã Mônica Pereira, 39 anos, também está realizada com a nova vista que terá na porta de casa:
– Antes era bem complicado aqui, muito sujo e com muito mato. Agora melhorou bastante, até conseguimos ver a lagoa. Está sendo muito bom para nós essa revitalização.
Custo zero para o município
A prefeitura de Alvorada não precisou desembolsar nenhum centavo para fazer a obra. Como a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) instalou uma estação de tratamento de esgoto na cidade, era preciso, como contrapartida, financiar algum projeto ambiental. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Angela Amaral, assim que se soube desta possibilidade, a prefeitura apresentou um projeto à Corsan. Depois de ter o estudo aceito pela estatal, o município lançou edital e a empresa vencedora iniciou os trabalhos em maio deste ano. Segundo Angela, o valor da total da obra chega quase a R$ 2 milhões.
– O dinheiro vem da Corsan, então é uma obra que não afeta em nada o caixa da prefeitura.
Espelho d'água
Conforme a secretaria, a limpeza da lagoa era um ponto importante do plano de governo. Conhecido como ponto turístico da cidade, o espaço estava tomado por mato e lixo há alguns anos. Por meio de mutirões organizados pela prefeitura em parcerias com empresários e moradores, foram retirados plantas invasoras e lixo, deixando a água visível novamente. A Lagoa do Cocão é uma nascente de topo de morro, um evento geológico raro, segundo Angela.
– Essas nascentes são a exposição do lençol freático, costumam ocorrer no pé de encostas. Mas, aqui, mesmo em uma área mais elevada, o lençol freático se expôs, formando esse belo espelho d'água.