Projetada para a Copa de 2014 e adiada sucessivas vezes, a trincheira da Avenida Ceará não tem mais prazo para entrega, conforme o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan.
A declaração foi dada nesta sexta-feira (4), após assinatura de contrato entre o município e a Caixa Econômica Federal para construção de unidades habitacionais que serão utilizadas para reassentar famílias afetadas pelas obras da Avenida Tronco, na Zona Sul, outro projeto para o Mundial no Brasil que ainda não foi concluído.
De acordo com Marchezan, foram identificadas duas infiltrações na obra da Ceará. Com isso, além da correção do problema, é necessária a instalação de mais uma bomba de drenagem para evitar que haja alagamentos em dias de chuva forte. Isso não estava previsto no contrato original, de 2011. Dessa forma, foi feito um aditivo. Além disso, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) fez alguns apontamentos que estão pendentes.
— Tivemos que fazer alterações de um projeto de uma obra que era de 2011 e também alguns apontamentos em partes da obra que já foram executadas. A gente, então, decidiu fazer um realinhamento de todas as obras, todos os projetos, para que possamos dar neste começo do ano novos prazos, com mais credibilidade, à imprensa e à sociedade — explicou.
A construção da trincheira da Avenida Ceará teve início em 2012 e deveria ter sido concluído para a Copa de 2014. O prazo foi prorrogado para dezembro de 2016, ainda na gestão do ex-prefeito José Fortunati. Os trabalhos foram paralisados em junho de 2017 e retomados em março de 2018. Atualmente, a obra está 93% concluída.
Avenida Tronco
Com a assinatura do contrato entre prefeitura e Caixa Econômica Federal para o Minha Casa Minha Vida, em solenidade no Paço Municipal, as obras de construção de 356 unidades habitacionais devem ser iniciadas imediatamente. As construções ficarão em três áreas localizados nas ruas Dona Alzira, Banco da Província e Avenida Jacuí.
O prazo inicial é de 18 meses para conclusão. Nos locais, serão reassentadas as famílias afetadas pelas obras da Avenida Tronco. Atualmente, elas estão incluídas no programa de aluguel social.
As obras de duplicação da Tronco estão em andamento, e a previsão de término é 2020.