Depois de os fogos de artifício lançados em comemoração ao Natal deixarem pelo menos oito pessoas feridas em Porto Alegre — entre a noite de segunda-feira (24) e a madrugada de terça (25) —, o número de vítimas diminuiu consideravelmente na virada de 2018 para 2019. Foram três pessoas atendidas por queimaduras resultantes do lançamento de fogos entre a noite de segunda-feira (31) e a manhã desta terça-feira (1º) em alguns dos principais hospitais públicos da Capital.
Os três atendimentos foram no Hospital de Pronto-Socorro (HPS) de Porto Alegre. Todos em função de acidentes envolvendo fogos de artifício. Nenhum com gravidade: os três pacientes não precisaram de internação e foram logo liberados para voltar para casa.
Nos hospitais do Grupo Hospitalar Conceição, incluindo o Hospital Cristo Redentor, na zona norte de Porto Alegre, nenhum atendimento foi registrado entre a última noite de 2018 e a primeira manhã de 2019. No Natal, seis pessoas chegaram com ferimentos causados por fogos de artifícios, sendo duas crianças, no Hospital Cristo Redentor.
Segundo o HPS, a falta de cuidado com fogos de artifícios gera acidentes todos os anos, sendo 70% casos de queimaduras. Lesões com lacerações representam 20% do total, e amputações, 10%.