Ao iniciar um roteiro turístico por Porto Alegre, o trio de mãe e filhas paraenses Ana Dias Santos, 52 anos, Jéssica, 26, e Camilla, 20, depararam com uma visão incomum da cidade. Dentro de uma galeria do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), alguns dos pontos mais emblemáticos da Capital lhes foram apresentados longe do que são: distorcidos, aumentados e espelhados múltiplas vezes, como em caleidoscópios.
– Adorei esse prédio. Parece tão diferente de todos os outros – disse nesta terça-feira (15) a mais jovem, apontando para a Fundação Iberê Camargo modificada, que remete a uma máscara de mergulhador ou até mesmo ao icônico personagem Darth Vader, da saga Star Wars.
A exposição Adulteradas, do fotógrafo e designer gráfico Nilton Santolin, fantasia a realidade das arquiteturas da Capital. Mesmo com as facilidades para manipular fotos na era digital, a transformação do restaurante panorâmico da orla do Guaíba em uma nave espacial flutuante ainda surpreende.
– Com essa técnica, causo estranhamento nas pessoas. Forço elas a se perguntarem que lugar é este e onde é tal foto. É uma forma de despertar o interesse pela cidade – explica Santolin.
As fotos – editadas por um aplicativo de smartphone – permanecerão expostas na sala Oscar Boeira, do Margs, até 10 de março. A entrada é franca. Na semana que vem, passarão a integrar uma mostra de arte contemporânea em Genebra, na Itália.