A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autorizou a mudança de itinerário da linha 283 Ipanema-Cavalhada, alvo de criminosos na noite de segunda-feira (28), na Vila dos Sargentos, na zona sul de Porto Alegre. Desde o ataque, os coletivos estão parando a cerca de 300 metros do final da linha, na Rua Geralda dos Santos Moreira. O novo ponto de ônibus ficará na Avenida Orleans, próximo ao 8º Esquadrão de Cavalaria.
Em nota oficial, a EPTC justifica a mudança devido aos "casos de ataques aos trabalhadores e aos ônibus da linha 283", e defende que, a alteração do itinerário, "é uma medida para garantir o atendimento à população local e a segurança da tripulação, e também manter a necessidade operacional com manobras e estocagem, no terminal que será transferido para a av. Guaíba esquina com a rua Jacipuiá"
O pedido oficial para mudar o ponto final da linha foi feito pelo Consórcio Viva Sul na tarde de quarta-feira (30). Segundo o engenheiro de transporte da Viva Sul, Antônio Augusto Lovato, desde o início do ano passado, dois pedidos para retirar o fim da linha da região onde ocorreu o ataque foram feitos:
— Queremos preservar vidas. Não queremos que um ônibus queime com 30, 40, 50 passageiros dentro, incluindo funcionários. Não vamos até o local que íamos antes.
Após o ataque, a Brigada Militar posicionou uma unidade móvel na Rua Geralda dos Santos Moreira, no local onde o ônibus foi queimado.
Confira a íntegra da nota da EPTC
"Tendo em vista os casos de ataques aos trabalhadores e aos ônibus da linha 283 (Ipanema - Cavalhada), bem como o fato de que nos próximo dias serão iniciadas as obras do posto de saúde da Vila dos Sargentos, na zona sul da capital, a EPTC informa que o itinerário desta linha de ônibus será deslocado em cerca de 300 metros, do ponto final atual até a avenida Orleans, na parada próxima ao 8º Esquadrão de Cavalaria.
Como previsto, a alteração é uma medida para garantir o atendimento à população local e a segurança da tripulação, e também manter a necessidade operacional com manobras e estocagem, no terminal que será transferido para a av. Guaíba esquina com a rua Jacipuiá."