Alvo de reclamações constantes de usuários de viadutos e terminais de ônibus em Porto Alegre, elevadores e escadas rolantes devem receber mais atenção nos próximos meses. A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana da Capital (Smim) contratou a empresa Alcer Elevadores LTDA para melhorar o serviço.
A prefeitura da Capital estima que a manutenção nos equipamentos comece no primeiro trimestre de 2019. O contrato tem vigência de 12 meses após a ordem de início e valor ficou em R$ 1,1 milhão. A novidade foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) na quinta-feira (6).
A programação para execução das melhorias será elaborada, com a empresa, após a ordem de início do serviço. A manutenção será feita de forma gradual.
Serão realizados reparos imediatos, manutenção preventiva e corretiva e serviços eventuais nos aparelhos.
Já há outro contrato de manutenção de escadas rolantes e elevadores desde janeiro de 2016. No valor de R$ 160 mil por ano, ele não dá conta de fazer os reparos devido aos constantes atos de vandalismo e à deterioração das peças.
Quatro locais contam com elevadores e escadas rolantes na Capital
- Terminal do Viaduto Jorge Alberto Mendes Ribeiro, localizado no cruzamento das avenidas Carlos Gomes e Protásio Alves: possui sistema com oito escadas e oito elevadores
- Terminal do Viaduto Jayme Caetano Braum, localizado no cruzamento das avenidas Carlos Gomes e Nilo Peçanha: conta com quatro elevadores
- Terminal do Viaduto José Eduardo Utzig, localizado no cruzamento das avenidas Dom Pedro II e Benjamin Constant: há duas escadas e dois elevadores
- Terminal Triângulo, localizado no encontro das avenidas Assis Brasil e Baltazar de Oliveira Garcia: tem quatro elevadores