Uma série de ações vai marcar o próximo sábado (8), na orla do Guaíba, em Porto Alegre. A Blitz pelo Fim da Violência contra Mulheres vai promover caminhada, shows culturais de artistas locais e distribuição de materiais informativos para conscientização dos tipos de violência e preconceitos contra as mulheres. O evento marca o Dia Internacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que ocorre em 6 de dezembro.
A ação é promovida pelo Comitê Gaúcho Impulsor do #HeForShe — um movimento mundial da ONU Mulheres, criado em 2014 para difundir a conscientização e a responsabilidade de homens e meninos para a eliminação de discriminação e violência contra as mulheres. O Comitê Gaúcho é composto por empresas, universidades, instituições públicas, artistas e clubes da dupla Gre-Nal.
No RS, uma mulher é morta a cada quatro dias
Nos últimos quatro anos, o Rio Grande do Sul teve 356 casos de mulheres assassinadas, vítimas de feminicídio. A média é uma mulher morta a cada quatro dias em crimes cometidos por parceiro ou ex-parceiro.
No mesmo período foram registrados 6.149 estupros, média de quatro por dia. Já o número de agressões com lesão no período foi de 87.480, média de 59 mulheres por dia.
Os dados são da Secretaria da Segurança Pública do Estado, em balanço feito pelo Comitê Gaúcho #ElesPorElas.
Confira a programação para o evento
- 17h – Encontro na Rótula das Cuias para caminhada
- 17h45min – Encontro e adesão do Shake Burger e ONG Cirandar
- 18h30min – Shows no Gasômetro
- 19h30min – Saída para passeio no Bela Catarina (somente convidados)
- 20h30min – Retorno do passeio e encerramento das atividades