Moradores dos bairros Jardim Algarve e Porto Verde, em Alvorada, na Região Metropolitana, reclamam do lixo acumulado em frente a suas casas. O caminhão que recolhe os resíduos orgânicos não passou em diversas ruas na última segunda-feira (24). Calçadas estão com lixeiras lotadas e fachadas de residências têm sacolas penduradas nas grades ou rasgadas e soltas pela rua.
— (A falta de recolhimento) prejudica muito porque estraga a aparência da minha loja — reclama a empresária Itamara Moraes, dona de uma ferragem na Avenida Elmira Pereira da Silva, no bairro Porto Verde. — Isso que muita gente saiu para as festas de fim de ano, senão seria pior — acrescenta.
Situação semelhante ocorreu na cidade em novembro, quando caminhões que fazem a coleta estragaram, deixando cinco bairros sem atendimento. Em setembro, Alvorada ficou uma semana sem recolhimento de lixo após um impasse entre a prefeitura e a empresa responsável pela coleta.
Fernanda Moraes, 30 anos, disse que passou por uma situação semelhante há pouco tempo, na Rua das Garças, também no Porto Verde. Os veículos que recolhem o lixo orgânico circulam pelos bairros às segundas, quartas e sextas-feiras.
— Já aconteceu umas duas vezes há pouco tempo, depois normalizou. Os cachorros começam a comer os lixos e sujam a calçada. Fora as moscas que ficam na volta.
Vizinho ao Porto Verde, o Jardim Algarve tem o mesmo cenário.
— Acontece bastante de não recolherem. E sobe um cheiro de vez em quando — afirma o estudante Tiago Tavares, que vive na Rua Tucanos.
Há 12 anos vivendo na Rua Picapau, o motorista da empresa de ônibus Vap Éder Ernesto reclama dos serviços públicos. Segundo ele, "o abandono" se deve ao fato de morar em uma região mais afastada.
— Não passou lixeiro na sexta e não passou na segunda-feira. Como moramos longe, ficamos abandonados — diz Ernesto, usando a Avenida Caminho do Meio como referência.
A Ecopav, empresa responsável pela coleta em Alvorada, justifica que houve atraso na última segunda-feira e que cerca de 20% das ruas da cidade não tiveram o lixo recolhido. Ainda segundo a empresa, os caminhões circularam até as 5h da terça-feira (25), mas que não foi suficiente para chegar a todas as residências. A promessa da empresa é de que o lixo seja recolhido no Porto Verde e no Jardim Algarve na noite desta quarta-feira.