Correção: o ponto de partida da modalidade Uber Juntos é indicada pelo aplicativo conforme a localização de cada passageiro que compartilhar a corrida, não é a mesma para todos os passageiros conforme publicado entre 15h07min e 18h15min de 8 de novembro de 2018. O texto já foi corrigido.
Desde quarta-feira (7), a Uber disponibiliza para alguns usuários uma nova modalidade de viagens compartilhadas em Porto Alegre. O Uber Juntos permite que o usuário divida a corrida com outros que se deslocam para a mesma região.
A nova categoria habilita o aplicativo a procurar usuários com pontos de partida e destinos próximos e possibilita que eles dividam o valor da viagem. Diferentemente do Uber Pool, versão anterior do Juntos que chegou a funcionar em São Paulo, o ponto de partida para os passageiros pode não ser exatamente o local em que a corrida foi pedida. Nesse caso, a Uber indica o local até onde o usuário deve se deslocar a pé para esperar o carro, de modo a facilitar um trajeto em comum ao motorista para pegar todos os passageiros com mais rapidez.
Ao acessar a modalidade, o usuário poderá reservar até dois lugares no veículo. Segundo a empresa, o Uber Juntos permitirá uma economia de até 40% em relação às viagens feitas com o Uber X, categoria mais barata do aplicativo até então.
Conforme a Uber, a categoria deve ser habilitada gradualmente e contemplar a todos os usuários dentro de algumas semanas. Inicialmente, o Uber Juntos também não estará disponível em todas as regiões da Capital e vai funcionar no período das 6h às 22h. Aos poucos, a área e o horário de funcionamento serão expandidos, afirma a empresa.
A nova opção faz parte das comemorações do aniversário de três anos da Uber em Porto Alegre, celebrado em novembro. Além da capital gaúcha, a nova modalidade será lançada em Curitiba, Belo Horizonte e Fortaleza. O Uber Juntos já funciona no Rio de Janeiro e em São Paulo.