A Unidade de Saúde Ramos, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, fechou para reformas nesta segunda-feira (5). Durante cerca de 60 dias, o espaço passará por adequações para que possa receber a comunidade em horário estendido. Isso porque o posto foi escolhido para ser o quarto a atender pacientes até as 22h na capital gaúcha. Atualmente, as unidades São Carlos, Modelo e Tristeza funcionam até a noite.
Até a reabertura, prevista para janeiro de 2019, os atendimentos serão realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ildo Meneghetti, localizada no bairro. Alguns serviços também foram transferidos para unidades de saúde próximas.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), todas as alterações foram discutidas e acordadas com a comunidade com o objetivo de minimizar os transtornos com a obra. A estimativa da prefeitura é de que a unidade é referência para 30 mil pessoas.
Entre as adequações está a ampliação da varanda, a readequação de layout interno, a construção de abrigo de resíduos, o redimensionamento da rede lógica, a demolição das bancadas de alvenaria, a readequação de rede elétrica e hidrossanitária, a substituição de piso conforme a necessidade, o conserto das janelas e do telhado, a correção de pisos externos, além da pintura geral, novos mobiliários e equipamentos.