Quinze estudantes do Morro da Cruz, em Porto Alegre, terão a oportunidade de debutar em uma festa de 15 anos com tudo pago: do cabelo e maquiagem ao salão de eventos. Isso é possível graças a parcerias com empresas e voluntários. Só que ainda é preciso arrecadar R$ 2 mil para o sonho das gurias se tornar realidade.
A festa é promovida pelo projeto Sonho de Cristal, que além de oferecer gratuitamente o baile e o preparativos, promove oficinas e palestras sobre como se preparar para o mercado de trabalho, como se comportar em uma entrevista de emprego e empoderamento feminino, por exemplo. Também é oferecido acompanhamento psicológico e pedagógico.
Idealizado em 2013 pela coordenadora pedagógica da Escola Estadual Araújo Viana, Rita Barcellos, a iniciativa surgiu quando estudantes do Ensino Fundamental escreveram redações sobre os seus maiores sonhos de vida. Um texto, em especial, chamou atenção: o maior desejo da guria era ganhar uma festa de 15 anos, algo praticamente impossível por causa do alto custo. Ela e outras colegas ganharam um baile totalmente gratuito.
Na terceira edição da festa, em 2015, a iniciativa ganhou ares profissionais. Com a ajuda das então estudantes de Publicidade e Propaganda Ingrid D'Ávila e Nicole Leyser, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o projeto ganhou nome, marca e perfis no Facebook e no Instagram. Tudo graças a um trabalho de faculdade, cujo objetivo era aplicar os ensinamentos da sala de aula em um projeto social. As universitárias captaram parcerias com empresas e outros voluntários, tornando as festividades ainda mais incrementadas — e inacreditáveis para as gurias.
— É uma maneira de usar meus privilégios para ajudar outras gurias a sonhar. Muitas nos perguntam como fazer para entrar na faculdade, arranjar um trabalho — diz Nicole, 23 anos.
A proposta também auxilia as meninas a se aceitarem mais e acreditarem em si mesmas. Nicole diz que muitas delas, que são majoritariamente negras, preferem alisar seus cabelos cacheados ao invés de mantê-los naturais, por exemplo.
Estudante do primeiro ano do Ensino Médio, Amanda Fernandes, 16 anos, foi uma das que debutaram no ano passado. Com um vestido produzido pela estilista Pamela Pires, festejou no salão da Associação Leopoldina Juvenil, conheceu a comunicadora Sara Bodowsky, passeou na reserva de Itapuã, em Viamão, e assistiu de perto a uma apresentação da Orquestra Jovem de Porto Alegre.
— Eu até estava com medo de errar em alguma coisa na hora, mas foi lindo demais. Até me ajudou a perder a vergonha, o que me ajudou a conseguir emprego. O que as meninas fizeram com a gente foi por puro amor — diz Amanda.
Este ano é o primeiro em que o Sonho de Cristal abre uma vaquinha para arrecadar dinheiro na internet. A verba será utilizada para bancar o transporte e a alimentação das gurias.
Como ajudar
A vaquinha fica disponível até 26 de novembro porque a festa está agendada para o dia seguinte (27). Até a publicação desta matéria, haviam sido arrecadados R$ 235 graças a cinco doações. Você pode fazer uma doação aqui.