Os novos valores da Área Azul de Porto Alegre estão valendo a partir desta segunda-feira (15). O preço para cada meia hora de estacionamento passa de R$ 1 para R$ 1,05.
Nem todos os parquímetros da cidade, porém, já estão cobrando o novo valor: a reprogramação dos equipamentos é manual e deve ser finalizada em até 15 dias. Por isso, algumas regiões da cidade ainda operam com o valor antigo. A prefeitura da Capital salienta que a cobrança é feita nos equipamentos antigos, já que os novos ainda não estão operando.
Para a instalação dos novos parquímetros, Porto Alegre foi dividida em oito regiões, que vão disciplinar o uso de 4.361 vagas. Os novos equipamentos, da empresa Zona Azul, vão substituir os 220 antigos — a previsão de conclusão das trocas é para o final de março de 2019.
Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), até o momento, 42 dos 50 equipamentos que ficarão em uma parte do Centro foram instalados. Esses 50 aparelhos abrangem 726 vagas. O serviço nessa região deve ser concluído até o dia 24, quando os 50 aparelhos serão ativados.
O contrato tem duração de 10 anos e prevê que 37% dos valores arrecadados pela empresa sejam repassados à administração municipal.
Ordem de instalações por região — os prazos para cada trecho serão divulgados ao longo do serviço:
- Centro I
- Centro II
- Menino Deus
- Tristeza
- Azenha
- Região do Fórum
- Floresta
- Bom Fim
- Moinhos de Vento