Os novos parquímetros da Área Azul de Porto Alegre começarão a ser instalados a partir desta terça-feira (18). O primeiro equipamento será colocado na rua Sete de Setembro, 555, no Centro Histórico, ao lado da Casa de Cultura Mario Quintana.
A prefeitura ainda não informou quando iniciará a cobrança. O ato de instalação ocorrerá às 11h e terá a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior e do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti.
Os novos equipamentos devem substituir os 220 terminais atualmente espalhados pela cidade, abrangendo 4,2 mil vagas. O valor mínimo do ticket, que hoje é de R$ 1 a cada 30 minutos, deve passar para R$ 1,05. A tarifa poderá ser paga com cartões de crédito, débito ou pré-pagos. Moedas continuarão sendo aceitas.
O contrato com a empresa Zona Azul Brasil, vencedora da licitação, terá duração de 10 anos e prevê que 37% dos valores arrecadados pela empresa sejam repassados à administração municipal. Além das novas modalidades de pagamento, a empresa disponibilizará um aplicativo para smartphones, o Digipare. Com ele, o motorista poderá adquirir créditos, monitorar o tempo e, caso seja permitido, prorrogar o período de estacionamento. Os créditos também poderão ser adquiridos por telefone ou por SMS.
O motorista não precisará deixar um ticket no interior do veículo. No terminal, o condutor vai digitar a placa e selecionar a forma de pagamento. Um comprovante será impresso, mas o monitoramento do tempo de permanência na vaga será feito pelos agentes da EPTC de forma on-line, pela placa.
Os parquímetros operaram em Porto Alegre desde 1999. Até 2010, havia um contrato com a empresa Estapar. A partir de 2011, a administração, a manutenção e o monitoramento da cobrança foram feitos pela EPTC. Três licitações foram feitas, em 2010, 2011 e 2014, mas todas acabaram suspensas. Em 2016, um novo certame resultou na assinatura do atual contrato, após um longo imbróglio na Justiça.