Dos imprevistos que surgiram com a mudança que o advogado Felipe Rebechi, 33 anos, fez na quinta-feira (11), o maior deles estava do lado de fora do novo apartamento. Ao sair da garagem do prédio na Rua Miguel Tostes, em Porto Alegre, sentiu que algo "puxou" o carro para baixo.
— Pareceu que um dos pneus tinha afundado. Quando saí, vi o carro dentro da calçada _ conta.
Com o Polo trancado na cratera, teve início uma força-tarefa para tirá-lo de lá. A ação mobilizou moradores do edifício, pessoas que circulavam pelo local e dois brigadianos, que viram o acidente e bloquearam a rua. Um guincho ergueu o veículo pelas rodas dianteiras e seis pessoas o posicionaram na diagonal, de forma que as rodas traseiras não caíssem na cratera ao dar a partida. Quando a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) chegou ao endereço do bairro Rio Branco e colocou cavaletes, a mobilização já estava terminando.
O transtorno, no entanto, não para por aí: até o conserto do problema, nenhum carro entra ou sai da garagem, onde há dois veículos "ilhados".
Rebechi afirma que irá avaliar as despesas para decidir se acionará a prefeitura na Justiça. GaúchaZH entrou em contato com a administração municipal para buscar mais informações sobre o problema na tarde desta sexta-feira (12) e aguarda um retorno — quando receber uma resposta, este texto será atualizado.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informa, por meio da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (DMAP), que esteve no local, nesta sexta-feira (12). Ressalta que ocorreu o rompimento de uma rede pluvial e que, no mesmo ponto, passam redes de gás e de fibra ótica. "Por segurança, as intervenções devem ser iniciadas na próxima segunda-feira (15), com técnicos da DMAP e da Sulgás atuando conjuntamente, dependendo da disponibilidade dos profissionais da empresa de gás. Por fim, a realização das intervenções dependem de tempo sem chuva", completou, em nota.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
- Usa iPhones? Clique aqui e baixe
- Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos: iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.