As obras de qualificação do sistema de drenagem junto ao Parque Moinhos de Vento (Parcão) devem ser finalizadas em novembro. No momento, elas estão ocorrendo entre a Rua Comendador Caminha e a esquina com a Avenida Mostardeiro, em Porto Alegre.
Nesta semana, estão sendo suprimidas 12 árvores nesse trecho para realização dos trabalhos. Após a conclusão dos trabalhos, serão realizados plantios compensatórios em acordo com a nova rede de drenagem.
Titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams), Maurício Fernandes afirma que o Parcão enfrenta, há anos, problemas de captação das águas superficiais na Avenida 24 de Outubro, entre as ruas Florêncio Ygartua e Comendador Caminha, e também no trecho da Rua Mostardeiro, entre a Comendador Caminha e a Avenida Goethe.
— Com estas intervenções, as áreas alagadiças serão drasticamente reduzidas, qualificando em muito a utilização da área — explica o secretário.
A obra começou em junho, resultado de parceria entre as secretarias municipais do Meio Ambiente, de Serviços Urbanos (SMSUrb) e adotantes do Parque (Melnick Even, Grupo Dimed - Panvel, Grupo Zaffari e Hospital Moinhos de Vento), e representam investimentos de aproximadamente R$ 145 mil.