Deve se iniciar nesta sexta-feira (14) a construção do novo prédio do Centro da Juventude Cruzeiro, na Rua Coronel Neves, em Porto Alegre. O empreendimento integra o Programa de Oportunidades e Direitos — política pública voltada para a juventude considerada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) uma referência. O prazo de término da obra é de cinco meses.
Além dele, serão construídos quatro novos prédios dos Centros da Juventude do Programa de Oportunidades e Direitos (POD): na Lomba do Pinheiro, na Restinga e no Rubem Berta, em Porto Alegre, e no bairro Maria Regina em Alvorada. Nesses espaços são atendidos jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade. O investimento em cada obra será de cerca de R$ 4,1 milhões, e os recursos são financiados pelo BID.
Serão prédios de quatro andares, com cerca de 1,4 mil m² cada, construído em estrutura pré-moldada. Terá salas de aula, auditório, cozinha industrial para os cursos de gastronomia, salões de beleza para os cursos profissionalizantes de estética e embelezamento, estúdios de música e/ou rádio, academia, laboratório de informática, biblioteca e lanchonete. Todos sustentáveis e dentro dos padrões de acessibilidade e área de convivência externa integrada.
As áreas são cedidas pelo município pelo período de 20 anos e, ao final deste tempo, os centros se tornam do município. Eles terão uma gestão compartilhada entre Estado, município e sociedade civil.