O porto-alegrense é brasileiro e não desiste nunca. É o que mostra o novo mutirão de limpeza, embelezamento e plantio nas laterais da escadaria histórica que liga as ruas General João Manoel e Fernando Machado, marcado para a próxima sexta-feira (14), das 15h às 18h. Para participar, basta chegar ao local com sacos de lixo, ferramentas — pás, enxadas, kits de jardinagem, vassouras ou baldes —, vestindo roupa confortável, sapatos protegidos, luvas e, é claro, vontade de fazer. O evento só será transferido em caso de chuva forte.
Estão previstos limpeza dos 130 degraus e demais áreas comuns, colocação de lixeiras em pelo menos dois pontos da escadaria, plantio de folhagens, flores ou plantas alimentícias não convencionais nas duas laterais dos lances superiores da escadaria, grafitagem das laterais da escadaria e distribuição de sementes aos participantes.
Criticando a ausência do poder público no local, que é tombado como patrimônio do município, João Wallig, membro da Organicidade, instiga as pessoas a refletirem:
— Se essa escadaria fosse minha? O que eu ia fazer? Na verdade, os cidadãos já são donos, então, vamos cuidar dela.
Ao final da ação, o chef Fabricio Goulart (Feitosa Gourmet) vai preparar pratos saudáveis e cheios de sabor com a xepa da Feira Ecológica e Colonial da João Manoel, localizada ao lado da escadaria, no número 627, com uma degustação gratuita aos voluntários da atividade.
Há mais de um ano, a escadaria recebe mutirões de resgate por parte de moradores. Mas, em março deste ano, a Perimetral mostrou que o local voltou a sofrer com o descaso do poder público.
A ação de sexta-feira será promovida por um grupo de pessoas apaixonadas pelo Centro Histórico, ligado à alimentação orgânica e agriculturas urbana e familiar e inspirado pelo mote do movimento Setembro Verde — Vamos Comer Melhor. Mais informações podem ser obtidas acessando bit.ly/eventoescada.