Músicos tradicionalistas gaúchos se apresentaram na tarde desta quarta-feira (12), em frente ao Paço Municipal, no Centro Histórico da Capital. O "Caminho da Vanera", como foi chamado o evento pela prefeitura de Porto Alegre, foi promovido como parte das comemorações do 20 de Setembro, feriado em homenagem ao início da Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul.
De acordo com a prefeitura, a ideia do evento é levar o ritmo "mais popular do Sul do país para as ruas e alegrar a população". Nesta terça, um grupo formado pelos músicos Elton Saldanha, Luís Carlos Borges e Daniel Torres caminhou no trajeto entre o Mercado Público e Praça da Matriz, que fica em frente ao Palácio Piratini e a Assembleia Legislativa.
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou um projeto de lei que institui o dia 1º de Setembro como o "Dia da Vanera", em homenagem ao ritmo tradicionalista que é entoado com gaita (acordeon), violão, bumbo leguero e outros instrumentos. A ideia do governo municipal é levar os músicos a escolas e entidades assistenciais, mas não há previsão para que a iniciativa comece em outros pontos.