Foi concluída nesta semana a instalação de vigas nos pilares da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre. Com isso, a freeway está liberada próximo ao canteiro de obras, entre os quilômetros 94 e 95.
O lançamento das estruturas de concreto já muda o cenário de uma das principais entradas e saídas da Capital, já que as vigas vão sustentar as alças de acesso à nova ponte que vão passar por cima da freeway, e chamam a atenção de quem passa pela região por conta do tamanho.
Desde o final de agosto, a freeway passou por bloqueios de trânsito para o lançamento das estruturas nas margens da autoestrada. As interrupções no fluxo eram parciais durante o dia e totais no período noturno, o que obrigava motoristas a fazer um desvio montado na própria rodovia, pelas pistas contrárias onde os trabalhos eram realizados.
A conclusão da instalação das vigas da nova ponte estava prevista para 14 de setembro, mas a chuva fez com que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estendesse o prazo por mais 10 dias, finalizando o serviço na última segunda-feira (24).
Mesmo com a conclusão dessa etapa da obra, a Rua João Moreira Maciel seguirá interrompida até dezembro, entre a ponte do Guaíba e o canteiro de obras da nova ponte. A via é paralela ao sentido Litoral-Capital da freeway e também passará por obras para melhorar a infraestrutura. Apenas acesso local é permitido na região.