Por volta das 11h desta terça-feira (7), municipários invadiram o Salão Nobre da prefeitura de Porto Alegre. O grupo pede negociação salarial e reclama falta de diálogo com o prefeito Nelson Marchezan. Pelo menos 200 pessoas estariam no local. Conforme o diretor-geral do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Alberto Terres, os manifestantes só irão sair do prédio depois de realizarem uma mesa de negociação com o prefeito ou um integrante da prefeitura.
— Nós queremos discutir os problemas dos servidores do município. Nossa permanência vai depender exclusivamente do prefeito, de enviar pelo menos um secretário aqui para iniciarmos o diálogo — argumenta Terres.
Conforme o diretor, o sindicato entregou, no começo do mês, um pedido para que a Câmara de Vereadores tentasse organizar um encontro entre categoria e prefeito, mas não obteve retorno.
As primeiras informações davam conta de que o gabinete de Marchezan teria sido ocupado, o que não se confirmou. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, Marchezan não estava no prédio no momento da invasão.
No final da manhã, em ofício ao secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, Marchezan solicitou força policial. À tarde, Schirmer autorizou que a BM fizesse a negociação para que o prédio seja desocupado — próximo às 18h30min, servidores e a corporação iniciaram mais uma reunião.