O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) entregou nesta quarta-feira (1º), à Câmara de Vereadores, um pedido para que o Legislativo intervenha junto à prefeitura para que a mesa de negociação salarial da categoria seja retomada. O documento foi entregue durante a reunião de líderes, pouco antes do meio-dia, e será avaliado pela Mesa Diretora da Casa.
Os municipários, que iniciaram uma greve nessa terça-feira, argumentam que o prefeito Nelson Marchezan não os recebe para negociar a pauta de reivindicações salariais. Eles desejam a reposição inflacionária dos últimos dois anos, além de recomposição das perdas salariais. Segundo a categoria, o achatamento dos vencimentos chega a 14%.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do prefeito para contraponto sobre as críticas dos servidores em relação a falta de negociação e as demandas da categoria, e aguarda retorno.
O pedido é semelhante ao do ano passado. Naquela oportunidade, uma comissão da Câmara foi formada para intermediar a negociação entre o Simpa e a prefeitura. No entanto, não houve avanço nas reivindicações do sindicato.
Sem pedidos para inversão de pauta, a Câmara voltará a apreciar na tarde desta quarta o projeto que cria uma previdência complementar para os municipários. A sessão será acompanhada, nas galerias, pela categoria - contrária à proposta do prefeito.