Em greve desde terça-feira (31), municipários se reuniram nesta quarta, às 9h, em frente ao Centro de Saúde Modelo, na Rua Jerônimo de Ornellas, de onde iniciaram uma caminhada em direção à Câmara Municipal. Lá, eles irão acompanhar, durante a tarde, a votação dos projetos polêmicos enviados pelo prefeito Nelson Marchezan. A casa volta retoma os trabalhos nesta quarta após duas semanas de recesso parlamentar.
Na terça, ao final do primeiro dia de greve, os funcionários da área de saúde básica de Porto Alegre decidiram encerrar a paralisação. Servidores ligados ao Sindicato dos Municipários (Simpa) continuam com a mobilização. O grupo protesta contra o parcelamento de salários por parte do governo municipal, a falta de reajuste nos ganhos e os projetos a serem apreciados pela Câmara.
Manifestantes também fizeram caminhada na terça, que partiu da Secretaria Municipal e Saúde, na Avenida Loureiro da Silva, e se deslocou até o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e, depois, até o Paço Municipal. Eles tentaram entregar uma carta com reivindicações da categoria ao prefeito Nelson Marchezan, mas não foram recebidos. Conforme a direção do Simpa, cerca de 2 mil servidores participaram do ato.