A prefeitura está avaliando mudar a Estação Rodoviária de Porto Alegre de lugar. A preocupação é quanto aos problemas no trânsito na região. O assunto vem sendo trabalhado entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
Em junho de 2014, a prefeitura inaugurou uma obra no local que custou R$ 18,42 milhões - o viaduto da avenida Júlio de Castilhos. A intenção era acabar com o famoso "x" da rodoviária. Porém, apenas parte do que fora planejado foi executado. Uma estação de ônibus municipal deixou de ser construída por causa da desistência da cidade em ter o sistema de transporte público Bus Rapid Transit (BRT).
O debate, inclusive, já foi trazido para a Secretaria Estadual dos Transportes. O tema foi apresentado ao secretário Humberto Canuzzo na terça-feira passada (21). Os secretários municipais buscaram saber se a troca de endereço poderia estar prevista no processo que o Piratini está construindo para conceder a estação rodoviária de Porto Alegre à iniciativa privada.
Os representantes da prefeitura ouviram "que cabe exclusivamente à prefeitura a definição do local dentro do perímetro urbano onde deve funcionar a Estação Rodoviária do município", conforme informou a assessoria de Canuzzo. A mudança teria de ser aprovada pelos vereadores, pois o plano diretor da cidade precisaria ser alterado, já prevendo o novo endereço da rodoviária. A prefeitura não informou se já tem possíveis locais para transferir a estação.
O Consórcio KPMG / Manesco / Planos está elaborando o estudo técnico, que também envolverá a permissão para mais três rodovias estaduais terem praças de pedágio. O levantamento deve ser concluído até dezembro.
Três propostas já estão em análise
Em julho de 2014, após o Tribunal de Contas do Estado apontar irregularidades no contrato com a empresa Veppo, que administra o local há mais de 70 anos, foi determinado o prazo de seis meses para que o Daer apresentasse um plano de regularização que envolvia a licitação dos serviços da Estação Rodoviária.
Em julho de 2015, o Daer chegou a avaliar a possibilidade de lançar uma licitação tampão para atender demandas judiciais, mas a ideia foi abandonada. Em janeiro de 2016, o Plano Diretor do Sistema Estadual de Transporte Público Intermunicipal de Passageiros de Longo Curso foi sancionado pelo governador José Ivo Sartori.
No início do segundo semestre de 2017, o governo do Estado lançou uma Manifestação da Iniciativa Privada. Uma equipe criada em janeiro na Secretaria Estadual dos Transportes auxilia o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões a definir qual modelo será adotado para a licitação. O consórcio já analisa três propostas.
A Socicam, de Campinas, foi a primeira empresa a apresentar sugestão. O estudo de modelagem foi entregue no fim do ano passado.
Já o consórcio Sinart/Pelotense, que reúne empresas de Salvador, na Bahia, e de Pelotas, entregou em fevereiro, ao governo do Rio Grande do Sul, sua proposta de reforma e também administração da estação — a Sinart faz hoje a operação do terminal de Salvador.
Os comerciantes da rodoviária apresentaram projeto menos abrangente, mas que deverá ser avaliado, pois também apresenta soluções sobre as adequações que o terminal precisa passar. Após definir se irá usar os estudos apresentados, o governo vai concluir os editais. A Estação Rodoviária de Porto Alegre é a maior da Região Sul do Brasil. Entre 15 e 20 mil pessoas passam por dia pelo terminal, um público que aumenta em época de feriados.