Uma distribuidora de carnes no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre, foi interditada nesta quarta-feira (1º) pela Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor (Decon). Conforme a Polícia Civil, 3,6 toneladas de alimentos impróprios para consumo foram apreendidas – três toneladas de carne e 600 quilos de batata frita congelada. O nome do estabelecimento não foi divulgado.
De acordo com o delegado Rafael Liedtke, o Serviço de Inspeção Municipal já havia determinado a interdição em razão das "péssimas condições sanitárias", mas a medida não estava sendo cumprida pelo estabelecimento. Além disso, a distribuidora funcionava sem o certificado do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM – POA).
Foram encontradas diversas irregularidades como industrialização de produtos sem a devida licença, produtos impróprios para o consumo humano e outros sem a identificação de procedência.
O responsável pelo estabelecimento foi autuado em flagrante pela prática do crime contra as relações de consumo, cuja pena é de até cinco anos de prisão. Ele será encaminhado ao sistema prisional.