A distribuidora de alimentos Porto Carnes, localizada no bairro Anchieta, zona norte de Porto Alegre, foi interditada nesta segunda-feira (25) pela Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor (Decon). Cerca de meia tonelada de alimentos foi apreendida por estar em condições impróprias para consumo.
De acordo com o delegado Rafael Liedtke, a distribuidora já havia sido fechada anteriormente. Nesta segunda-feira, foi totalmente interditada por falta de higiene e por armazenar produtos sem informações de procedência.
— O local já era reincidente. A Delegacia do Consumidor já tinha recebido outras denúncias do local e a Vigilância Sanitária Estadual tinha fiscalizado em outra oportunidade. Encontramos hoje carnes sem procedência, e o local não tinha condições mínimas de higienização dessas carnes, que eram utilizadas depois para produzir derivados — acrescenta o delegado.
O estabelecimento também apresentava problemas com a refrigeração dos alimentos. Conforme os responsáveis pela Porto Carnes, as atividades da distribuidora já haviam sido encerradas em abril após ação do Ministério Público. O local estaria sendo desocupado e, por isso, ainda havia produtos armazenados incorretamente.
Conforme Liedke, a distribuidora produzia bifes de hambúrguer sem autorização do Serviço de Inspeção Municipal — a empresa alega que havia parado com aprodução no último final de semana e que o trabalho será retomado em parceria com outra empresa de alimentos, em outro endereço.
A Decon instaurou inquérito policial e deve indiciar os responsáveis pelo estabelecimento por crime contra as relações de consumo, cuja pena é de até cinco anos de prisão.