Depois de tirar o sono dos donos e gerar uma mobilização que chegou ao ar na Rádio Gaúcha, o husky siberiano Axl voltou para o lar na noite desta segunda-feira (13), em Porto Alegre. A dona, a engenheira civil Alba Virginia Pestana Lopes, 65 anos, foi buscá-lo numa pet shop perto de sua casa, na Estrada Costa Gama, na Zona Sul, onde era cuidado desde que foi encontrado.
O cachorro, que tem dois anos, fugiu na sexta-feira de noite, cavando um buraco junto à cerca. Na manhã de sábado, a família pediu auxílio à Rádio Gaúcha, e o apelo foi lido no ar pelo jornalista Paulo Germano durante o Supersábado. O husky ficou dois dias vagando até que foi visto pelos seguranças de um condomínio no bairro Vila Nova, a cerca de dois quilômetros de casa. Eles contataram uma moradora, que, mesmo viajando, mobilizou o resgate: Ana Lúcia Eckert acionou uma pet shop na região para hospedar Axl até que os donos fossem localizados. Foi o motorista do estabelecimento, Zulmiro de Lima, que fez o resgate.
— Ele estava cheio de espinhos de ouriço na boca — conta Lima.
Por intermédio de comunicadores da Rádio Gaúcha e da 102.3, Alba e Ana Lúcia trocaram mensagens nesta segunda-feira. Ao checar as fotos mandadas por WhatsApp, a engenheira civil confirmou que era o mascote da família.
— Foi um alívio. O final de semana tinha sido bem agoniante, porque a gente sempre imagina que o pior pode acontecer — comenta.
Alba lembra que a família divulgou pedidos de ajuda na rádio e nas redes sociais, mas admite que estava incrédula de que alguém fosse efetivamente atendê-los.
— Achei incrível a boa vontade das pessoas. O que mais me deixou feliz é que a gente tem que continuar acreditando no ser humano.
Alba acrescenta que agora Axl vai ganhar uma coleira com nome — inspirado no vocalista do Guns N' Roses _ e endereço.
— E vamos reforçar as fundações do muro — revela, sem deixar de rir.