O antigo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que está fechado desde 2015 para obras de restauração, já tem data para reabrir as portas: 10 de setembro, às 9h, sob o nome de Centro Cultural da UFRGS. O prédio, que fica no Campus Centro, na Rua Engenheiro Luiz Englert, em Porto Alegre, teve seus trabalhos de revitalização concluídos em 20 de maio e deve ser um novo espaço para apresentações, exposições e eventos gratuitos para a comunidade.
Serão quatro auditórios (dois com capacidade para 160 pessoas e outros dois de 60), sete salas multiuso para eventos diversos e cinco salas para exposições. A programação completa de atividades deve ser disponibilizada até o fim do mês. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, fechando por uma hora ao meio-dia. A expectativa da administração é que o horário seja ampliado no ano que vem, ficando aberto até as 21h e também nos fins de semana — isso não é possível ainda porque não há servidores suficientes trabalhando no local.
— O prédio está bonito, funcional e acessível (para pessoas com deficiência). Por estar próximo do Centro e da Redenção, queremos chegar às pessoas de todas as classes e idades. Algo bem plural. Temos a expectativa de que ele seja bem usado pelos alunos e pela população — diz a produtora cultural do espaço, Daniela de Oliveira Danieli.
O restauro do antigo Instituto de Química faz parte do Projeto Resgate do Patrimônio Histórico e Cultural da UFRGS. Ele foi inscrito em 1998 no Programa Nacional de Apoio à Cultura do Ministério da Cultura do governo federal. A obra foi viabilizada com R$ 12 milhões, captados por meio da Lei Rouanet.
O Centro Cultural da UFRGS está recebendo pedidos de uso das salas disponíveis. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones (51) 3308-1980 e (51) 3308-1981 ou enviar um e-mail para centrocultural@ufrgs.br.