Os gêmeos Godofredo Fay Neto e Francisca Fay Medina, moradores de Porto Alegre, completam nesta terça-feira (3) 102 anos. A reportagem acompanha a trajetória dos irmãos desde quando celebraram seu centenário, com uma grande festa, em 2016.
Neste ano, a comemoração foi mais familiar, apenas com alguns parentes, bolo e velas para o Parabéns. Foi no domingo (1), na Clínica em que Godofredo vive atualmente, no bairro Tristeza. Os irmãos são os únicos que permanecem vivos entre os seis filhos do funcionário dos Correios Mario e da dona de casa Isabel.
A zona sul da Capital sempre foi a casa dos irmãos. Na madrugada de 3 de julho de 1916, no bairro Glória, os gêmeos nasceram, pelas mãos da avó, que era parteira e homeopata. Francisca, a Chiquita, mora no bairro Teresópolis, no andar de baixo da casa da filha Marlene, 67 anos. Acompanhada de uma inseparável vira-latas, a Fofa, e de duas cuidadoras.
Comunicativa
Com mais de um século de vida, Chiquita é bem ativa e lúcida, gosta de estar na rua e é muito comunicativa.
Ela adora uma festa, estava bem contente com a festa. Mas já tem dificuldades para ouvir. Já ele fala baixinho, então, às vezes, a Chiquita achava que ele não a estava escutando — conta a neta de Francisca, Paula Medina Cavalli, 44 anos, sobre o encontro dos dois no último domingo.
— Sou feliz por estar com saúde e poder estar com a minha família — diz Francisca.
Godofredo vive há dois anos com o acompanhamento das cuidadoras na Clínica. Com a fala baixa, Netinho sempre foi o mais reservado entre os dois. O ex-funcionário do Banco do Brasil agradece a Deus por ter chegado aos 102 anos e poder compartilhar esse momento com a família.
O número de herdeiros da dupla é grande. Netinho e Chiquita chegam aos 102 com quatro filhos cada um, 17 netos e 20 bisnetos.
Segredos da longevidade
Em entrevista ao Diário Gaúcho na época do centenário, Netinho e Chiquita contaram os segredos para a longevidade em dose dupla. Para Francisca, não provocar brigas, ter muitos afilhados e gostar de crianças é fundamental para ter uma vida longa. Já Godofredo, disse que cuidar da alimentação é essencial. Além de não tomar bebidas alcoólicas, não fumar, estar sempre em casa, ser casado e amar a esposa, cuidar bem dos filhos e ser um homem digno.