O site da prefeitura de Porto Alegre foi hackeado na tarde desta terça-feira (26). Alguns usuários que tentaram acessar o endereço deparam com a página preta, com uma imagem com as cores da bandeira do Brasil e, ao centro, um logotipo com os dizeres Anonymus is Legion. Depois, o site ficou indisponível.
A prefeitura de Porto Alegre comunicou que está trabalhando para resolver o problema, ainda sem previsão de retorno. Conforme nota divulgada pela assessoria de imprensa, a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) retirou o site do ar para fazer uma “varredura”, procedimento considerado padrão. O comunicado também diz que a greve na Procempa não teve influência. Ainda não há informações sobre o que causou a vulnerabilidade para o ataque. O responsável pelo ataque se identifica como D4RKRON — que já realizou outras invasões em sites da administração pública. O invasor escreveu na página um texto condenando a corrupção no Brasil.
Até o final da tarde, a Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos não havia recebido denúncia. O delegado Marco Guns relata que esse tipo de crimes é comum.
— Temos uma linha de investigação que é adotada para esse tipo de invasão de dispositivos informáticos alheios. Mas, por ora, não tem autoria. São pessoas físicas que estão por trás desses ataques. Com ideologias políticas bem claras e que fazem isso a serviço de algum grupo. A gente tecnicamente chama isso de pichação — explica.
A prefeitura da Capital trabalha na realização de um novo site, hospedado em outro servidor. Não há informações se o novo projeto digital tenha causado a vulnerabilidade ao ataque.