Pesquisadores da empresa de segurança 4iQ informaram, nesta terça (12), que cerca de 1,5 bilhão de usuários de todo o mundo tiveram seus login e senhas disponibilizados na chamada dark web. Os dados liberados para os hackers são de sites como Netflix, LinkedIn, Last.FM, Badoo, Bitcoin, Pastebin, YouPorn, Zoosk, Badoo, RedBox, Minecraft, Runescape, Anti Public e Exploit.in. As informações são do site Canaltech.
De acordo com o comunicado, as informações podem ser encontradas em plataformas de torrent. O arquivo geral tem um tamanho de 415 GB e assusta a empresa norte-americana pela sua precisão:
— Nenhuma das senhas estão criptografadas e o que é assustador é que nós testamos um subconjunto dessas senhas e a maioria foi identificada como verdadeira.
Além de informar sobre o vazamento dos dados, a companhia liberou um site que permite a verificação de seu e-mail, listando em quais sites os seus dados correm perigo.
Para verificar o seu login, acesse o Have i been pwned?. Após inserir seu e-mail no campo, o serviço aponta em quais páginas os seus dados estão expostos.
Fui hackeado, e agora?
As empresas listadas, que tiveram seus dados revelados, ainda não se pronunciaram sobre o fato e a 4Qi indica que os usuários acessem os sites e façam a troca de suas senhas o quanto antes. Além disso, é importante sempre verificar a presença do símbolo de conexão verificada, logo ao lado do endereço eletrônico.