
Os trabalhadores terceirizados do setor de limpeza do Mercado Público deixaram de ir trabalhar pelo terceiro dia consecutivo nesta sexta-feira (18), alegando que não receberam os seus pagamentos. A informação foi confirmada pela Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), que representa os permissionários do local.
A responsabilidade de repasse dos valores à terceirizada é da prefeitura de Porto Alegre. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, comandada pelo interino Leandro Lemos, responsável pela gestão do Mercado Público, por nota, afirmou nesta sexta que não está repassando os valores por problemas de documentação do Grupo Vasler. O representante da empresa terceirizada ainda não foi localizado.
Para que a limpeza não ficasse comprometida, a associação que representa os permissionários está contratando, por conta, trabalhadores temporários. A prefeitura também informou que o Departamento de Limpeza Urbana (DMLU) vai auxiliar na limpeza "enquanto não houver a regularização das pendências da empresa responsável".
Em novembro do ano passado, o Mercado já sofreu com a falta de limpeza, por não pagamento à empresa terceirizada.
Na quinta (17), a prefeitura de Porto Alegre apresentou os pré-requisitos para entidades privadas constituírem modelos de negócio e gestão para o Mercado Público, por meio de um edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). Esse é o primeiro passo para uma futura concessão do espaço à iniciativa privada.