As obras de revitalização da orla do Guaíba no trecho entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, em Porto Alegre, serão finalizadas em três semanas. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), os trabalhos serão concluídos no dia 6 de junho. Porém, a entrega de todo o trecho revitalizado para a população só deverá ocorrer no fim de junho.
O Executivo afirma que, nesse período, finalizará o piso podotátil, recuperará da obra de arte Olhos Atentos e fará ajustes finais necessários de infraestrutura e operação. Atualmente, a obra no trecho de 1,3 quilômetro está 98% concluída. Dos R$ 71 milhões que serão investidos, a prefeitura já pagou R$ 63,89 milhões ao consórcio Orla Mais Alegre.
A recuperação da obra de arte Olhos Atentos, que serve de mirante para o Guaíba, foi um serviço incluído por último na revitalização. Está ocorrendo a troca do piso. A escultura fez parte de um conjunto de arte pública apresentado na 5ª Bienal do Mercosul, em 2005, e doado pela Fundação Bienal à prefeitura de Porto Alegre. O mirante está interditado há quase 10 anos.
A prefeitura segue ainda buscando os interessados em administrar os bares da orla. Dos quatro processos de escolha, três terão que ser relicitados e um está em análise. Apenas o Restaurante Quase Meia Noite teve o resultado homologado.
Ainda são aguardadas empresas interessadas em adotar as áreas verdes após a conclusão da revitalização. Nenhuma proposta foi apresentada na data prevista (30 de novembro). A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) informa que segue aberta a receber novas propostas. Algumas consultas foram feitas, porém, ainda não houve efetivação na parceria.
As obras começaram em outubro de 2015. A previsão era concluir a revitalização até abril de 2017. No ano passado, porém, foram feitas várias mudanças no cronograma, com o término adiado pelo menos cinco vezes: para outubro e dezembro de 2017, depois fevereiro, abril e, agora, junho de 2018.
O andamento dos trabalhos
Edificações: 97%
Faltam ajustes nos revestimentos, instalações de metais e luminárias e ajustes de vedação
Quadras esportivas: 98%
Falta última de mão de tinta
Infraestrutura: 98%
Faltam ajustes de acabamentos em caixas de infraestrutura
Implantação vegetal: 98%
Falta recomposição de alguns trechos de grama
Passeios: 98%
Faltam ajustes de acabamentos solicitados pela fiscalização
Arquibancadas: 98%
Faltam ajustes de acabamentos solicitados pela fiscalização
Decks: 99%
Falta a última mão de tinta no deck
Bar Quase Meia Noite: 99%
Faltam instalações de metais, luminárias, ajustes na cobertura dos vidros e acabamentos
Ancoradouro: 100% (inaugurado)
Finalizado. A fiscalização solicitou a substituição da madeira de alguns poucos pontos
Bilheteria: 100% (inaugurada)
Estrutura que engloba a antiga tremonha, projetada para servir de bilheteria ao ancoradouro, revestida em vidro e aço
Reservatório: 100%
Estrutura metálica de 23 metros de altura destinada a reservar água para abastecer o complexo
Passarelas: 100%
Estruturas metálicas que adentram o Guaíba para passeio
Praça Júlio Mesquita: 100% (inaugurada)
Postes inclinados: 100%