Ponto de intensa movimentação aos fins de semana, o trecho da orla do Guaíba em frente à Praça Julio Mesquita, junto à Usina do Gasômetro, contará com 570 vagas de estacionamento até o fim do mês, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). No fim de semana, a reportagem de GaúchaZH mostrou que flanelinhas estão cobrando até R$ 20 por uma vaga para estacionar perto do local, em áreas irregulares.
Em vias de implantação, o projeto para o entorno permitirá estacionar junto à orla, sentido Centro-bairro, de segunda a sexta, das 20h às 6h, e sábado após às 13h, no trecho que se estende pelas avenidas Presidente João Goulart e Edvaldo Pereira Paiva, até a Augusto de Carvalho. Além disso, estão previstos cinco pontos de carga e descarga para restaurantes e comércio da região. No sentido bairro-Centro, será permitido estacionar desde a Augusto de Carvalho até a Avenida Loureiro da Silva. Na região da Praça Julio Mesquita, o estacionamento será permitido, de segunda a sexta, das 20h às 6h; nos sábados, a partir das 13h.
No dia em que a reportagem esteve no local, carros estavam sendo levados para o meio-fio da própria Avenida João Goulart, no lado do Gasômetro, onde não há previsão para que veículos possam parar (muito menos estacionar). Antes de o início dos trabalhos na orla, uma área junto ao Gasômetro era utilizada como estacionamento, mas, com o fechamento para as obras, as dezenas de vagas foram fechadas. Atualmente, há cerca de 200 vagas disponíveis para estacionamento no entorno da Praça Júlio Mesquita.
A prefeitura destacou, em nota, que "o projeto de revitalização da orla do Guaíba, elaborado pelo arquiteto Jaime Lerner, abrange espaços de valorização para ciclistas e pedestres. O local foi idealizado para ser um ponto de passeio, de passagem, de contemplação, incentivando a utilização de transporte público em um ponto central da cidade. No entorno há opções de estacionamento nas vias públicas."