Obras projetadas para a Copa do Mundo de 2014 com aparência de abandono não são mais novidade em Porto Alegre. Mas uma delas, na Zona Norte, tem uma situação mais dramática: o prolongamento da Avenida Severo Dullius virou um depósito clandestino de lixo a céu aberto.
Com o objetivo de fazer uma ligação direta entre a área do aeroporto Salgado Filho e a região norte da Capital, a obra está 49% concluída — quatro anos após a realização do Mundial. No trecho entre a antiga Avenida Dique e a Rua Sérgio Jungblut Dieterich, há locais com o asfalto e a duplicação prontos e partes inacabadas, de chão batido.
Mesmo inacabada — apenas uma faixa da duplicação está liberada no canteiro de obras —, a via é usada por motoristas que chegam a Porto Alegre pela BR-116. A Severo Dullius possibilita uma espécie de desvio para chegar mais rapidamente a avenidas como a Sertório e a Assis Brasil. Ao passar pelo local, além do abandono, é preciso conviver com o lixo espalhado pela região. Nesta semana, GaúchaZH foi ao local em três dias diferentes e flagrou resíduos sendo despejados, tanto em pequenas quantidades quanto por caminhões. Em um trecho de 1,2 quilômetro, onde já asfalto novo, foi encontrado todo tipo de detritos: garrafas, lixo orgânico, plásticos, sofás velhos e carcaças de veículos, além de restos de materiais de construção.
A ampliação da Avenida Severo Dullius deve ser retomada em junho. A obra, que teve a primeira ordem de início em junho de 2013, está 18% mais cara, e o custo previsto ultrapassa R$ 84 milhões. A construção do trecho entre a Avenida Dique e a Rua Sérgio Dieterich demorou para iniciar porque foi necessário, primeiro, desviar a avenida de um antigo aterro sanitário. A primeira etapa do prolongamento foi executada com recursos de uma contrapartida de uma rede de supermercados.
Contatada por GaúchaZH, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) afirmou que a prefeitura tem conhecimento da situação do lixo acumulado e que uma vistoria conjunta com a empresa responsável pela obra foi agendada para esta sexta-feira (27).