A 64ª edição da festa de Nossa Senhora do Trabalho ocorre na próxima terça-feira (1º), dia que marca o feriado do Dia do Trabalho, em Porto Alegre. O evento religioso conta com a tradicional procissão, seguida de missa campal e almoço, e ganha um festival com shows de bandas católicas neste ano. A programação completa pode ser conferida aqui.
Um dos momentos mais aguardados pelos fiéis é a bênção das carteiras de trabalho, conforme a coordenadora do evento, Camila Brambila.
— Nesse contexto, com um grande índice de desemprego, as pessoas vêm pedir ou agradecer pelo que foi alcançado. A gente espera que elas possam contar com o apoio dessa mãe para interceder por isso — afirma Camila.
Além da apresentação de conjuntos musicais, a homenagem à padroeira dos trabalhadores ganhou divulgação mais intensa em outras cidades do Estado, como Novo Hamburgo, Canela e Gramado. Com isso, o local de saída da caminhada foi alterado: os devotos devem se encontrar, às 8h, no Parque Germânia — local mais fácil de encontrar para quem vem de fora da Capital, conforme Camila.
Do Parque Germânia, a multidão segue pela Avenida Túlio de Rose, Rua Engenheiro Walter Boehl, Praça Engenheiro Paulo de Aragão Bozano, Avenida Engenheiro José Maria de Carvalho, Avenida Dr. João Simplício de Carvalho, Avenida do Forte e Avenida Brasília. A caminhada entra na Avenida Benno Mentz e se encerra, perto das 9h, na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho, no bairro Vila Ipiranga.
Entre quatro e cinco mil pessoas são esperadas na caminhada. Depois, será realizada uma missa no santuário, seguida de uma celebração pelo Padre Ezequiel, de Caxias do Sul, às 10h40min. O almoço ocorre às 11h30min — o local tem capacidade para 1,5 mil pessoas, e os ingressos, a R$ 25, já estão à venda na secretaria da paróquia, ou podem ser adquiridos na hora, conforme disponibilidade. O festival de bandas católicas ocorre às 14h30min. Uma roda de chimarrão também está na programação.